Dez dicas sobre cuidados com o vidro em obras
Diversas práticas erradas adotadas durante a execução de uma obra podem prejudicar o vidro, provocando o surgimento de manchas, riscos ou queimaduras por solda. Conheça, a seguir o que a Glass Temper e os fabricantes recomendam sobre cuidados com o vidro em obras.
• Vidro deve ser o último a entrar na obra
Se possível, a medição e instalação do vidro deve ser a última etapa de uma obra. Todos os vãos que irão receber os vidros e também os revestimentos próximos ao local que será envidraçado deverão estar concluídos. Entretanto, existem casos em que o vidro é instalado por questões de segurança, para evitar invasões na obra. Nesses casos é preciso tomar cuidados especiais para transporte, armazenamento, limpeza e proteção desse material.
• Armazenamento em posição adequada
É muito importante acomodar o vidro de forma adequada, posicionando chapas sempre na horizontal, com inclinação de aproximadamente 15 ou 20 graus e apoiados sobre superfície macia, tais como madeira, borracha ou isopor.
• Armazenamento em local seco e arejado
Outro cuidado com o vidro em obras que deve ser tomado é evitar que ele seja armazenado ou estocado exposto ao tempo, em ambiente úmidos, ambientes abafados expostos à chuva ou apoiados em paredes úmidas.
• Armazenamento protegido
Durante a estocagem do vidro na obra a Glass Temper recomenda que esse material seja protegido de respingos de cimento, cal, tinta, solventes ou de queda de areia ou pedras. E também que não seja armazenado em ambiente fechado com qualquer um desses itens.
• Conferência minuciosas
Todos os vidros da Glass Temper são conferidos antes do envio para as obras, porém, a precaução contra erros nunca é demais. No recebimento do vidro confira se as bordas do vidro estão devidamente lapidadas e sem microfissuras, se existem riscos ou manchas no produto. Antes e depois de efetuar a instalação é importante limpar o vidro para verificar se houve alguma avaria no transporte ou na sua estocagem na obra.
• Proteção após instalação
Caso o vidro tenha de ser instalado com antecedência por questões de segurança ou outro motivo, um cuidado com o vidro em obra que deve ser tomado é seu envelopamento para evitar respingos de cimento, tinta ou até mesmo de respingos de soldas. Esse envelopamento do vidro instalado pode ser feito com jornal, papel craft ou plástico bolha. Evite fazer esse envelopamento com papéis sujos de cimento ou plásticos de embalagens de produtos químicos.
• Transporte adequado
O deslocamento do vidro deve ser cuidadoso. E transportado, preferencialmente, por mais de uma pessoa, a fim de evitar quedas, batidas arranhões contra superfícies e outros acidentes durante essa movimentação.
• Limpeza suave
A Glass Temper e os fabricantes de vidro recomendam que a limpeza dos vidros seja feita somente com sabão neutro, água e esponja. Não devem ser utilizados objetos pontiagudos, palha de aço, espátulas nem qualquer tipo de solvente nesse processo.
• Remoção de tintas e manchas difíceis
Para remover pequenas manchas de tintas acrílicas o álcool isopropílico é a melhor opção, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes. Também é possível utilizar removedores específicos de tinta ou diluentes, produtos facilmente encontrados em lojas de materiais de construção.
• Cuidados especiais para os vidros laminados
No caso dos vidros laminados, cuidados especiais devem ser tomados para proteger suas bordas e evitar futuras delaminações. Esse vidro não pode ser estocado em locais muito quentes. Até mesmo uma lâmpada incandescente encostada no vidro pode provocar delaminações e manchas. Outro cuidado com esse vidro em obras e evitar o contato com qualquer tipo de solvente em suas bordas.